Balvenie DoubleWood 12 anos, produzido pelo grupo William Grant & Sons, chega ao Brasil para surpreender com o mais tradicional, complexo e fascinante Whisky Single Malte do mundo. Elaborado artesanalmente na Escócia, bem no coração da região de Speyside, mais precisamente na cidade de Dufftown. O The Balvenie12 anos atende aos requisitos dos verdadeiros apreciadores de whisky.

Suas características são únicas, pois a pequena destilaria Balvenie, fundada em 1892 é a mais artesanal da região. A destilaria planta e malteia a sua própria cevada, além de ser a única a empregar tanoeiros, que são os responsáveis pelo serviço de conservação e manutenção dos seus barris de carvalho de diversas procedências.Todo esse processo manual faz a diferença, tornando o The Balvenie uma verdadeira obra prima.

A William Grant & Sons foi fundada em 1886 e até hoje é controlada pela família Grant . Há mais de 46 anos, David Stewart é o Malt Master da destilaria Balvenie, o mais antigo da Escócia e se dedica exclusivamente à produção do The Balvenie. Conhecido por sua audácia em criar complexos sabores de whisky.

Outra singularidade na elaboração desse whisky está em sua maturação, feita primeiro em barril de bourbon e depois em barril de jerez. Cada estágio garante qualidades diferentes para esse precioso líquido, adicionando sabor e caráter, combinando os toques de turfa, frutas doces e mel. Um whisky de malte suave, aveludado e de sabores muito bem combinados, com um final longo e aquecido. A complexa alquimia: espírito, madeira e tempo definem o Whisky The Balvenie DoubleWood 12 anos.

O apreciador deste whisky é exigente, seguro e sabe que está consumindo uma bebida para poucos, devido sua pequena produção.

Ficha técnica
Um carácter distintivo da maturação em dois barris diferentes.

Durante a maturação, o DoubleWood Balvenie é transferido de um tradicional barril de carvalho, previamente utilizado para envelhecer o bourbon para outro barril de carvalho previamente utilizados para envelhecer o de jerez. Cada estágio confere características diferentes para o malte. No barril de bourbon ele amacia e ganha sabores e aromas no estilo de baunilha, mel e especiarias (cravo, canela e noz moscada). No barril de Jerez ele ganha profundidade, plenitude de sabor e todos as notas frutadas, tão características desse barril.

Notas de Prova
Nariz: frutas doces e notas de jerez, em camadas com mel e baunilha.
Paladar: um malte suave e aveludado único de sabores muito bem combinados – nozes, canela picante e uma camada delicadamente proporcionada de jerez – com um final longo refinado e aquecido.