O que você acharia de carregar o seu celular enquanto caminha na praia? Bastaria deixá-lo em casa ligado na tomada que ele carregaria normalmente. Mas que tal ter um tênis que na verdade é uma tomada? Essa é a ideia de dois pesquisadores da Universidade de Winsconsin, nos EUA. Eles criam um tênis que transforma a energia mecânica do seu caminhar em energia elétrica!

A coisa funciona da seguinte maneira: os caras colocaram dois reservatórios com gotas microscópicas de metal líquido, um perto dos dedos e o outro no calcanhar, conectados por um tubo. Conforme você anda, esse líquido se desloca de um reservatório para o outro, gerando energia, que fica armazenada em uma pequena bateria localizada na parte dianteira dos pés. Agora, basta ligar a parte de trás de seu tênis no celular, via USB mesmo, e começar a falar novamente! Sustentável e saudável.

A coisa até parece fácil e acaba com o problema de não achar uma tomada quando mais você precisa ou com a desculpa para não fazer exercícios. Se ficou sem bateria no celular, basta dar uma voltinha no quarteirão. Só cuidado para não acabar com a sua bateria!