As calças jeans são sem dúvida um dos grandes, se não o maior, coringa que o homem pode ter no seu guarda-roupa. Elas podem ser usadas para trabalhar, estudar, na hora de ir pra balada, fazer compras… não importa a ocasião, quase sempre dá pra combinar com uma calça jeans.

A calça jeans foi criada em 1950, nos Estados Unidos, durante a corrida pelo ouro. Na época, as calças eram utilizadas pelos mineradores por serem resistentes e duráveis. Somente no século XX é que o jeans passou a ser utilizado no dia-a-dia e, por volta da década de 30, a peça começou a se popularizar após aparecer em filmes sendo usadas por cowboys. Mas foi no final da Segunda Guerra Mundial que o jeans passou a ser conhecido em quase todo o mundo!

De lá pra cá, a peça tornou-se cada vez mais parte de nossas vidas, e assim surgiram vários estilos, cores, lavagens, cortes, e uma infinidade de modelos de jeans. Na hora de escolher, lembre-se que quanto menos lavagens, mais clássica será a peça e transmitirá um ar mais formal. Já as lavagens estonadas são aquelas faixas nas coxas que simulam desgastes do tecido, essas são um pouco menos formais. Mas se você quiser passar um ar totalmente despojado, opte pelas lavagens chamadas destroyed, que são aquelas calças bem desbotadas, rasgadas e desgastadas.

Veja abaixo os modelos mais comuns:

Skinny ou Super Skinny

Um modelo mais justo, com barra igualmente justa, saído diretamente do mundo do rock. Geralmente usado por homens modernos, podendo ser combinado com sapatos e tênis baixos. Camisas de qualquer tipo caem bem, mas opte principalmente pelas xadrez. Esse modelo deve ser usado por homens magros ou em forma, desde que não tenha as pernas grossas.

Slim ou Slim Fit

É um modelo mais ajustado ao corpo, mas não tão grudado quanto o skinny e não tem a barra tão fechada. Ele lembra bastante o jeans reto e também cai melhor em homens magros. Porém, em versões mais escuras, pode ajudar a esconder alguns quilinhos a mais. Esses modelos servem tanto para a balada quanto para o trabalho, podendo ser usados com sapatos, sapatênis ou tênis, combinados com camisas ou camisetas. Para dar um estilo a mais, experimente utilizar com a barra dobrada, estilo pescador, e sandálias ou chinelos de couro nos pés.

Alfaiataria

Elas mais se parecem com calças de alfaiataria, bem sociais, a única diferença é o tecido. Para dar estilo, opte por modelos com riscas de giz ou xadrez. Se combinadas com camisa e sapato, darão um ar mais sóbrio para o trabalho. Mas se a ocasião for informal, basta trocar por um tênis e uma camiseta.

Reto Relaxed ou Confort

Esse modelo é mais largo do quadril até a barra, e é a melhor pedida para quem não abre mão do conforto ou tem as coxas grossas. Calças retas transmitem um ar mais sério para quem as estiver vestindo, principalmente se combinadas com camisas e blazers. Só fique atento se você for magro, pois esse modelo pode deixar você com um ar de desleixado. Gordinhos devem evitar lavagens desbotadas na coxa, pois isso dará a aparência de mais volume.

Slim Boot ou Boot Cut

Este estilo foi desenhado originalmente para os cowboys, para que eles pudessem calçar as botas de uma maneira fácil. É quase um jeans reto, mas a boca é um pouco mais larga, justamente por causa das botas. Esse modelo deve ser usado por homens altos, devendo ser evitado pelos mais baixos, pois pode parecer que encurta o tamanho das pernas e diminui a estatura. A Boot Cut nunca sai de moda e também pode ser usado em qualquer ocasião. Além da bota, a calça aberta também fica bem com tênis e sapatos mais pesados.

Alicate

Esse modelo tem uma curvatura na modelagem da perna parecendo um alicate, o que dá maior conforto nos movimentos e passa a ideia de um visual mais moderno. Na hora de usar, tenha em mente que a calça é o ponto alto da roupa, portanto escolha camisetas lisas e tênis de sola baixa. Essas calças são menos formais, mas são uma ótima opção para a night.

Fonte: http://www.chivalryclub.com.br