Mas não basta só deixar a barba crescer e achar que tá abafando. Segundo os especialistas para fazer esse look à barba deve ser aparada regularmente, deve acompanhar a linha da mandíbula e ir somente até o “pomo de adão”. A barba deve estar um dedo acima dele, podendo eliminar com máquina ou gilete os fios que ficam abaixo dessa marca.

O pescoço deve estar livre de pelos e apenas a parte de baixo do queixo por fazer. Ter o equipamento certo também é fundamental para aqueles que não têm tempo de ir regularmente ao salão ou barbearia. É preciso prestar atenção às laterais do rosto, ao contorno do pescoço e ao comprimento geral da barba. Se o bigode entra para compor o visual da barba, ele também deve ser aparado periodicamente na linha do lábio superior. Nunca apare a barba com ela molhada, pois ela encurta quando seca, podendo ficar bem diferente das suas intenções iniciais. Você também pode usar máquina para aparar a barba, isso pode deixá-la mais uniforme, inclusive. O tamanho recomendado para o comprimento da barba está entre o pente 1 e 2 da máquina, mas isso pode variar de acordo com seu estilo.

O que muitos homens não sabem é que assim como os cabelos das mulheres ajudam a valorizar traços e disfarçar imperfeições eles também podem e devem usar a barba com os mesmos objetivos. Por exemplo, quem tem o queixo muito pequeno ou aquela papada indesejável tem na barba cerrada uma grande aliada pra ninguém perceber.

Mas o cuidado com a barba vai além do corte, passa também por uma boa esfoliação seguida de hidratação. A esfoliação ajuda a desencravar os pelos e deve ser feita pelos menos uma duas vezes por semana proporcionando uma aparência sempre jovem. A hidratação ajuda a manter a elasticidade da pele e previne o ressecamento. Existem diversos produtos e para fazer a melhor escolha é sempre bom consultar um dermatologista.

DICAS

– Rostos redondos: Manter a barba sempre aparada para evitar ficar com um rosto muito grande.

– Homens com barba “rala”: É preciso ficar atento ao comprimento não muito longo para não aparecerem as falhas e não muito curto para não ficar com a impressão de “cara suja”.

– Cavanhaques: Funcionam bem para todos em especial para os que têm um rosto quadrado e vale lembrar que qualquer volume serve também para aumentar as proporções do rosto.

– Lave sua barba: Quando for lavar o cabelo, lave também a barba com shampoo e condicionador, afinal ela não deixa de ser uma extensão do seu cabelo, exigindo os mesmo cuidados. Você pode penteá-la depois para desembaraçar deixá-la “arrumadinha”.

 Homens com pouco queixo: Devem utilizar a barba de forma a criar  ilusão de um rosto mais alongado.

– Bigode: O uso deles hoje é menos comum, mas para homens que tem um buço grande o bigode serve para criar uma melhor harmonia no rosto.

– Coceira: Uma reclamação de quem deixa a barba crescer é a coceira que ela provoca no rosto. De fato, o rosto precisa se acostumar com o crescimento dos fios, essa coceira é normal. Mas para amenizá-la, lave a barba com água fria, isso é bom para retirar o suor que pode também estar contribuindo com a coceira.

Fonte: www.revista-mensch.blogspot.com.br