Para aproveitar o que o verão tem de melhor e não passar a estação cuidando de alergias, queimaduras, insolação e adiantar as estações seguintes com o envelhecimento precoce e o câncer de pele, aconselhamos você seguir algumas dicas muito úteis!

 Use filtro solar SEMPRE – Nós sabemos que a maioria já nem dá importância para isso, mas mesmo fora da praia ou da piscina, o uso diário do filtro solar vai evitar rugas precoces, manchas de pele e ainda, o principal, se proteger contra câncer de pele. O FDS 30 já é o suficiente no uso diário.

Gel, fluido ou spray – Como a pele dos homens é mais oleosa, salvo algumas exceções, o mais indicado são os filtros solares com textura mais leve. Além de não deixar os pelos colados de creme e são absorvidos melhor pela pele.

O índice certo pra você – É importante observar o fator de proteção (FPS) específico para seu tipo de pele. Por exemplo, os do tipo 15 são indicados para peles morenas e negras; os de 30 e 40 são indicados para quem se avermelha facilmente; e os do tipo 50 ou mais, são indicados para peles muito brancas e sensíveis. Lembre-se que, nas áreas mais sensíveis necessitam de um FPS mais elevado, como o rosto, os lábios, as orelhas e o couro cabeludo (atenção especial para os carecas).

O guarda-sol ideal – Prefira os guarda-sóis de algodão de cor clara, pois as cores escuras absorvem mais radiação e calor. Além disso, os tecidos sintéticos, como o nylon, fazem sombra, mas não protegem da radiação solar. Lembre-se que o mormaço também causa queimaduras e não se iluda com aquela brisa refrescante, porque ela o faz esquecer dos efeitos nocivos do sol e ficar mais afoito.

Proteção na hora certa – Tudo mundo já sabe, ou deveria saber, mas vamos reforçar… O protetor solar deve ser aplicado no mínimo meia-hora antes de ir para o sol. Não adianta passar no caminho pra praia ou na hora que chega. A pele precisa absorver o produto para que ele comece a agir. Em média a quantidade ideal são duas colheres de sopa para o corpo.

Reaplicar é tão importante quanto aplicar – Por mais potente que seja seu protetor solar ele não vai durar o dia todo. Então é importante que você reaplique ele a cada duas horas. O suor e o mergulho no mar ou piscina já fazem você perder até 50% do protetor solar absorvido pela pele. À não ser aqueles que no rótulo indicam ser resistentes à água.

Cuidado redobrado com o rosto – No rosto use equivalente a uma colher de chá de protetor. Dando atenção especial para o nariz e lábios que homem em geral nunca lembra. Se você vai praticar esportes então opte por FPS 60 de produto específico para praticantes de esportes

Hidrate-se! – Exposto ao sol você sua mais e sua pele pede hidratação. Durante todo o período em que estiver exposto ao sol beba bastante água e sucos naturais. Evite bebidas que contenha limão, frutas cítricas em geral não combinam com sol e calor. Importante também que você hidrate bem a sua pele após o sol, para devolver a umidade perdida e ajudá-la na regeneração de suas funções.